Dicas gianni
Dicas gianni

Decorar a casa pode ser mais fácil do que você pensa. A Gianni tem as melhores dicas para deixar a sua casa com a sua cara!

Como limpar as pedras da calçada ou pavimento térreo do seu prédio

26/10/2018
A aplicação de pedras é muito comum em calçadas de residências e prédios em todo o mundo, um dos motivos é a durabilidade da pedra em relação a outros materiais. A instalação de praticamente todo tipo de pedra feita somente através de encaixes e, com o passar do tempo, criam-se relevos, principalmente nos intervalos de uma para outro, devido ao desgaste do rejunte, o que dificulta sua limpeza com vassoura, rodo e outra ferramentas.
 
A dificuldade na limpeza propicia  acumulo de poeira que com a umidade forma-se crostas, lodo, limo e musgo que são bem difíceis de serem removidos. Para que possamos fazer a limpeza das, por exemplo, Miracema, Mineira, Mosaico, Cristal, Pedra Madeira e outras do tipo “pedras maciças”, iremos fazer uso dos seguintes produtos e ferramentas:
 
1. Ácidos e Cloros para limpeza de pedras (tem na Gianni Center) - Ácido oxalico, cloro e cloro ativo
 
2. Vassoura com pelagem dura (tem na Gianni Center);
 
3. Máquina jato de água – alta pressão
 
1) Faça a mistura do ácido conforme orientado na embalagem do produto. Essa mistura pode ser feita com água e uma pequena porcentagem de detergente, pois sua ação ficará mais potencializada perceptiva com a formação de espuma. Ao terminar a mistura faça a aplicação nas pedras usando uma vassoura ou escovão.
 
Ao despejar a solução sobre as pedras, num primeiro momento não esfregue, apenas espalhe o produto e deixe o mesmo agir por volta de 5 a 10 minutos. Após este tempo, esfregue com vassoura dura ou escovão. Você notará que a sujeira se soltará conforme esfrega.
 
2) Esfregando bem, você perceberá que a mistura ficará bastante suja, devendo ser retirada com o jato de água (um aparelho de pressão do tipo WAP seria indicado).
 
3) Utilize o jato em alta pressão em locais onde o produto não conseguiu agir ou a vassoura não chega.
 
Dica. 1. Caso tenha dificuldade para encontrar o ácido para limpeza de pedras (geralmente Ácido Muriático), você poderá fazer uma mistura com Soda Cáustica e Detergente, o resultado da limpeza é razoavelmente bom. 2. A cada 2 anos é aconselhável, após uma boa lavagem das pedras, contratar um profissional para refazer o rejunte, muito embora o tempo entre as restaurações deve ser dimensionado observando o desgaste do rejunte.
 
Muito cuidado ao manipular produtos pois há possibilidade de queimaduras graves. Nunca deixe o produto em contato com a pele ou mucosas, use luvas de borracha e máscaras apropriadas para o manuseio de produtos tóxicos.
 
Mantenha todos os produtos listados acima longe do alcance de crianças e animais domésticos.
 
Fonte: comofas.com
Voltar